Grupo de Estudos

(INSCRIÇÕES ABERTAS)

Grupo de Estudos | Coordenação Motora em Piret & Béziers

Nessa nova série em 10 semanas, nos centraremos na leitura e discussão do livro ” A Coordenação Motora” de S. Piret e M. M. Béziers, uma obra que evoca a complexidade da compreensão do termo [coordenação motora] em uma série de proposições a respeito da estrutura e afetividade humanas, propondo caminhos a todos aqueles que buscam uma orientação do corpo e movimento de forma sistêmica e integrada.

Entre múltiplos temas e conceitos definidos, a obra que iremos estudar traz os planos mecânico, espaço-tempo e relacional como caminhos de leitura sobre si mesmo e o outro a partir da compreensão de um sistema amplamente interconectado e evolutivamente funcional.

Para mais informações sobre o grupo, clique aqui.

 

 

(ENCERRADO)

Grupo de Estudos | The Thinking Body

Nessa série em 8 semanas, mergulhamos na discussão sobre corpo e movimento a partir de uma obra chave para a educação somática. Publicado em 1937 pela pesquisadora Mabel E. Todd, o livro “The Thinking Body” direciona discussões e exercícios em torno da biomecânica, fisiologia e neuroanatomia.

As propostas no trabalho da autora trazem ferramentas para educadores do movimento somático, fisioterapeutas, educadores físicos, bailarinos e professores. A obra de Mabel E. Todd contribui para a organização de um corpo integrado, inteligente e funcional para uma dança da vida.

Confira um pouco do que rolou no grupo:

Esse grupo foi encerrado em Novembro de 2020 em um processo de 9 semanas de estudo. O material se encontra em fase de revisão e estará disponível em breve. Se você tem interesse pelo material, se comunique conosco clicando aqui.

 

 

(ENCERRADO)

Grupo de Estudos | The Dancer’s Body

Em seu livro “The Dancer’s Body – A Medical Perspective on Dance and Dance Training”, o médico Joseph S. Huwyler traz um tratado a respeito da medicina preventiva no balé. Em seus capítulos iniciais, o livro retrata a importância do profissional da saúde como um elemento importante na formação do aprendiz em dança e como essa relação deveria estar vinculada a uma parceria que não se restringe ao cuidado pós lesão, mas, principalmente, na formação do auto conhecimento sobre seu corpo e movimento.

Veja uma síntese de nossos encontros:

Esse grupo foi encerrado em Julho de 2020 em um processo de 9 semanas de estudo. O material se encontra em fase de revisão e estará disponível em breve. Se você tem interesse pelo material, se comunique conosco clicando aqui.